Estudos Portugueses


A escola dos Segundo e Terceiro Ciclos reflete o resultado da evolução adquirida pelos alunos em ciclos anteriores. Procurando sistematizar e sequenciar essas aprendizagens em grau de complexidade e de maior abstração, os alunos têm a oportunidade de manipular dados e conceitos em diversas áreas do saber. Assim, os modelos de aprendizagem desenvolvidos integram-se dentro de uma filosofia educativa que pretende valorizar o “eu pensante”.

A ideia de ciência e o desenvolvimento do espírito científico é aqui aprofundada. A organização individual do aluno, a sua capacidade de analisar, de sintetizar, relacionar, concluir, calcular, demonstrar, interpretar dados fazem parte das rotinas dos alunos. Numa linha de continuidade, reforça-se a relação com a literatura, com as leituras integrais das obras do cânone ocidental, as oficinas de escrita, o gosto pelo teatro, pela investigação (destaque-se a importância da disciplina Métodos e Técnicas de Investigação), ajudam os alunos na formação de uma consciência humanística e científica.

O estudo da língua inglesa é reforçado, com a aplicação de um programa próprio que tem como objetivo elevar os alunos para domínios de proficiência de excelência e a certificação internacional. A partir do 5º ano, os alunos iniciam mais uma língua estrageira, o Francês.

Os alunos são envolvidos em projetos pedagógicos que visam a promoção da construção individual de conhecimentos, nas quais os alunos detêm um papel preponderante pois, a partir de orientações dos docentes, constroem o seu próprio conhecimento. São envolvidos em Projetos como o projeto de leitura, o projeto anual, semana académica, estágios em escolas internacionais, e o estágio profissional, este último desenvolvido somente no 9º ano. A ação educativa da escola tem como objetivo educar os alunos para encararem os estudos e a investigação como uma mais-valia na sua realização pessoal e profissional.

Nos segundo e terceiro ciclos, o CIV promove a integração de todos os alunos numa pedagogia comum seguida nas escolas CIV e numa comunidade internacional.

 

Estudos Ingleses


O Ensino Secundário centra-se em grupos de competências que, juntamente com as competências funcionais em inglês, matemática e TIC, são essenciais para o sucesso na aprendizagem, na vida e no trabalho. Cada grupo é distinto e coerente, mas interligado. O CIV visa desenvolver: Investigadores independentes, Pensadores criativos, Aprendizes reflexivos, Trabalhadores em equipa, Auto-gestores e Participantes eficazes.

O English Studies’ Secondary é uma escola secundária aprovada por Cambridge. O currículo é iniciado no 7º ano e os alunos fazem o Cambridge Secondary Checkpoint Examination em matemática, inglês e ciências no 9º ano. No 9º ano, os alunos podem escolher entre Arte e Teoria da Educação Física. Geografia e Música não são facultativas a partir do 9º ano.

No 10º ano, os alunos são encorajados a fazer exames CIE em disciplinas que os habilitem a passar para um nível superior no 11º ano. Os alunos de primeira língua podem fazer o exame de português de primeira língua no 10º ano – permitindo que o exame de nível AS seja escrito no 11º ano e o exame de nível A no 12º ano.

No 11º ano, os alunos geralmente fazem todas as disciplinas abaixo, incluindo a disciplina da sua escolha: ARTE ou Teoria da Educação Física. Ao frequentar estas disciplinas, incluindo duas línguas, os alunos também se tornam elegíveis para receber o ICE (Certificado Internacional de Educação). Considerando a diversidade da nossa comunidade, o multilinguismo é encorajado e os alunos podem registar-se para fazer qualquer outra primeira língua oferecida pelo Cambridge International Examination Board.

Contacte-nos Agora


Pedido de Informações