Bem-vindos ao CIV!
O Colégio Internacional de Vilamoura (CIV) é a instituição de educação (Pré-escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário) com os curriculo nacional e de Cambridge de maior prestígio no Sul de Portugal.
Integrado num ambiente natural único, com um espaço de recreio de cerca de 18 500m2, desenvolveu nos últimos 37 anos um modelo educativo que aposta na aprendizagem precoce de línguas estrangeiras (português, inglês, francês e russo), na investigação, no desenvolvimento do pensamento matemático, na promoção das artes e desporto, prioridades educativas sustentadas pelos valores democráticos e humanistas.
O CIV oferece aos seus alunos um ambiente cultural rico e diversificado, um projeto educativo centrado no desenvolvimento das capacidades cognitivas e sociais, num ambiente internacional e multilingue.
As equipas pedagógicas são constituídas por profissionais altamente qualificados e experientes, promovendo o progresso e a excelência académica nos dois currículos ministrados no CIV. Em Estudos Portugueses os alunos seguem o currículo nacional, e em Estudos Ingleses seguem o National Curriculum (adaptado) e Cambridge Curriculum (Checkpoint, IGCSE, AS Level e A Level).
No CIV acreditamos que os alunos são os protagonistas da sua aprendizagem e, neste contexto, a equipa pedagógica define estratégias para ajudar cada criança/jovem a alcançar a excelência académica e pessoal.
Os alunos, docentes e famílias são oriundos de cerca de quatro dezenas de países de quatro continentes e trabalham com um objetivo comum: a preparação para a vida!
Missão e Valores
O Colégio internacional de Vilamoura tem como missão promover um projeto de educação internacional no Algarve e em Portugal. Esta orientação pressupõe um horizonte permanente de investigação / inovação na área de educação internacional capaz de garantir os mais elevados níveis de qualidade / padrões de exigência e de oferecer aos seus alunos e às famílias uma experiência única de aprendizagem precoce de línguas estrangeiras em simultâneo com uma educação de base e secundária num ambiente internacional.
A missão do CIV realça assim a necessidade de estimular uma escola com uma identidade própria: baseada no conhecimento de outras línguas e na vivência das mais diversas expressões culturais.
O CIV é um dos principais promotores da ideia de educação internacional em Portugal e faz parte da sua missão como escola internacional garantir que os seus alunos adquiram ao longo da escolaridade básica e secundária as seguintes competências / capacidades gerais:
- Capacidade de comunicação em diferentes contextos sociais e de hábitos de leitura / escrita regular e autónomos na língua materna – português ou inglês;
- Capacidade de comunicação em diferentes contextos linguísticos (português, inglês, francês, russo);
- Capacidade autónoma de pesquisa e de transformação da informação em novos conhecimentos;
- Capacidade de organização autónoma da vida pessoal e de trabalho;
- Capacidade de liderança e de promoção de valores e atitudes próprios da educação internacional;
- Capacidade de cooperar com os outros e de intervir em questões sociais no âmbito da comunidade nacional e internacional;
- Capacidade de aplicar de forma crítica os conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais para responder a problemas simples e complexos do quotidiano;
- Capacidade de resolver problemas simples e complexos a partir da ponderação de diferentes escolhas e pontos de vista;
- Capacidade de gestão equilibrada do corpo (áreas de higiene / alimentar e atividades físicas);
- Capacidade de intervenção reveladora de uma consciência ecológica nas suas rotinas diárias e noutros contextos sociais.
- É em função da sua missão que o Colégio Internacional de Vilamoura desenvolve os projetos educativo e curricular.
Currículo
Dois currículos, um colégio!
As duas escolas CIV, Estudos Portugueses e Estudos Ingleses, têm um projeto educativo comum. O projeto educativo é o documento orientador que dá sentido a todos os projetos do colégio e que articula as diferentes formas de participação: dos alunos, dos professores, dos auxiliares de educação e dos pais e encarregados de educação.
A construção e desenvolvimento do projeto educativo de cada escola segue as seguintes diretrizes:
- Conhecimento pormenorizado dos alunos matriculados em cada nível de ensino, do seu historial académico, das suas características, do seu desenvolvimento cognitivo, do seu meio linguístico e cultural e do conhecimento de outras fontes ligadas à identidade e ao ideário;
- Promoção do modelo educativo e dos procedimentos definidos em pleno respeito pelos valores da educação internacional;
- Promoção de projetos de investigação de natureza curricular que incluam a mobilização de conhecimentos de várias áreas curriculares;
- Respeito pela diversidade humana e cultural;
- Valorização da cidadania ativa, da justiça, da solidariedade, e do voluntariado social, cultural e ambiental;
- Aplicação do regulamento interno aprovado.
Educação Internacional
O CIV promove uma educação internacional consubstanciada pelos valores humanistas, focando-se em 5 pontos-chave:
- Uma relação especial com as Humanidades e com as Ciências
- A compreensão do mundo, valorizando-o na sua diversidade, riqueza e complexidade, sem que cada um abandone o seu ponto de vista, as suas crenças e sentimentos
- A capacidade de questionamento dos alunos
- A experimentação/vivências em diferentes contextos e ambientes linguísticos e culturais, respeitando as idiossincrasias dos alunos
- A educação como um todo – formação académica teórica e prática, o desenvolvimento cognitivo e emocional.
O ideário e filosofia educativa do CIV tem atraído cada vez mais alunos de localidades portuguesas mais distantes e cada vez mais de outros países.
Hoje, para além dos alunos portugueses, interessados em fazer os seus estudos numa escola de educação internacional, a comunidade educativa do colégio junta nacionalidades de diferentes expressões culturais e linguística de quatro continentes.
Neste espaço educativo, têm convivido ao longo dos últimos trinta e sete anos entre 25 e 40 nacionalidades.
Uma das características mais interessantes do CIV é o seu programa de estudos: promove a aprendizagem precoce de línguas estrangeiras (Português, Inglês e Francês). A comunicação e o ambiente multilingue é transversal a todas as turmas do CIV. Os alunos podem seguir o plano de estudos portugueses ou o plano de estudos ingleses, ambos adaptados a uma versão de educação internacional.
O universo do CIV é o mesmo das escolas internacionais que servem milhares de alunos em todo o mundo. São centenas de projetos de educação distribuídos por países de todos os continentes (um dos movimentos com mais representatividade em todos os continentes no âmbito das escolas de educação básica e secundária).
O CIV é um colégio acreditado pela Universidade de Cambridge (Cambridge International Examination), é também um Cambridge English Language Assessment Centre e um centro de examinação parceiro da Alliance Française.
A História do CIV
A Vilamoura International School - CIV - foi fundada em 1984 como uma escola internacional para alunos da zona de Vilamoura (um dos maiores centros turísticos da Europa, localizado no Algarve, no sul de Portugal).
Até à data, o desenvolvimento do ensino tem sido uma preocupação clara para o desenvolvimento geral das crianças, enquanto a estrutura física tem vindo a adaptar-se e a crescer em torno de conceitos de ensino inovadores.
O CIV conta com uma comunidade educativa de cerca de quarenta nacionalidades e tornou-se uma escola de referência a nível nacional e internacional.
A oferta formativa e a qualidade do ensino proporcionado pelo CIV, permitem às famílias nacionais e estrangeiras fixarem-se no Algarve e em particular nos concelhos de Loulé, Albufeira e Faro.
Breve cronologia
1984 | Fundação da Escola Internacional de Vilamoura
1986 | Criação do logótipo do CIV e introdução do uniforme
1988 | Início do 3º Ciclo do Ensino Básico
1989 | Primeira vez que o CIV participou no Festival de Desporto
1991 | Construção do edifício designado como Bloco 1
1995 | Abertura do Ensino Secundário Português e realização do ensino paralelo
1997 | Organização do 1º encontro de culturas e lançamento do curso de Filosofia para Crianças e Jovens
1998 | Primeiro estágio internacional
1999 | 1º Jantar de Gala para entrega de diplomas de excelência e certificados de conclusão de curso
2000 | Início dos Mini Jogos Olímpicos e programa de estágios
2001 | Construção do edifício designado como Bloco 2 e desenvolvimento dos campos desportivos
2001 | Introdução ao Projeto Anual
2002 | Introdução ao Projecto de Leitura
2005 | Disciplinas adicionais adicionadas ao currículo internacional de Cambridge
2007 | Melhorias no Bloco 1 e Refeitório e introdução às atividades da Semana Académica
2008 | Projeto de tecnologia flexível e introdução de computadores portáteis nas salas de aula
2009 | O CIV está entre as 10 melhores escolas a nível internacional no que diz respeito ao seu envolvimento em projetos de investigação (a maior experiência de previsão climática do mundo para o século XXI), introdução do Programa Cambridge Secondary 1 Checkpoint.
2011 | 1º lugar no ranking do exame nacional do ensino secundário
2012 | As atividades da Escola de Verão e do Afterschool são iniciadas
2013 | Abertura do Centro de Exames de Avaliação de Inglês de Cambridge
2014 | Comemorações dos 30 anos do CIV, homenagem aos fundadores
2014 | Introdução ao programa do currículo primário de Cambridge e ao ensino do mandarim na escola primária.