A Filosofia


A educação baseada na construção do conhecimento é um dos pilares mais claros da filosofia e metodologia educativa do Colégio Internacional de Vilamoura. Isto significa que os seus projectos são concebidos em função da escola como um espaço de aprendizagem para alunos, professores, pais e outros.  

De acordo com as ideias de Vygotsky, Goodlad, Gardner, Bourdieu e Bernstein, o programa educativo do CIV é, acima de tudo, um processo de aprendizagem conduzido pelos próprios alunos, tendo em consideração os seus estádios de desenvolvimento cognitivo (Piaget) e as áreas do seu desenvolvimento/potencial (Vygotsky). É essencial proporcionar o ambiente necessário à capacidade criativa dos alunos e dos professores.  

A filosofia educativa do CIV promove as filosofias cognitivo-desenvolvimentais associadas aos fundamentos da educação internacional. Alunos e professores são incentivados a desenvolver projectos mais abertos às questões globais, nomeadamente projectos humanitários, multilinguismo e consciência cultural.Os processos de aprendizagem terão sempre um enfoque especial nas competências linguísticas, intra e interpessoais (Gardner).  

A aprendizagem precoce das línguas deve também ser considerada como uma oportunidade para compreender o mundo dos outros (sabe-se hoje que a aprendizagem precoce das línguas é também transferível para outras aprendizagens). 

A filosofia do CIV está relacionada com o contributo de filósofos e sociólogos da educação de renome. 

uma relação mais equilibrada entre emoções e aprendizagem;
a promoção da aprendizagem a partir de outras fontes para além dos manuais escolares 
a aprendizagem através da auto-descoberta; 
a criação de programas de intercâmbio com escolas de diferentes países e de trabalhos de grupo, ligados a projectos de investigação. 

A avaliação das competências do aluno tem em conta a importância das filosofias educativas cognitivo-desenvolvimentais que têm posto em evidência os processos internos do aluno no seu próprio processo de aprendizagem.

Filosofia para crianças e jovens


O Colégio Internacional de Vilamoura tem-se afirmado, ao longo da sua história, como uma escola inovadora e pioneira em projectos educativos. Como escola internacional, para além do ensino de dois currículos, o Currículo Nacional (Ministério da Educação e Ciência de Portugal) e o Currículo Nacional Britânico (adaptado) / Cambridge (Cambridge International Examination), tem apostado também no desenvolvimento das competências cognitivas e sócio-afectivas dos alunos.

Na década de 90, o CIV introduziu a Filosofia para Crianças e Jovens, atualmente integrada no currículo do Jardim de Infância ao 9º ano. A formação de professores centrou-se na filosofia de Mathew Lipman, aplicada em mais de 30 países em todo o mundo. 

Hoje, com reconhecimento nacional e grande prestígio internacional, o CIV considera a Filosofia para Crianças e Jovens como uma área estruturante do currículo da escola. Os alunos que são capazes de aplicar o pensamento filosófico para questionar o mundo; conhecê-lo na sua diversidade; compreender as suas realidades conflituosas; tomar decisões informadas e procurar soluções criativas para a resolução de problemas, vêem a sua capacidade traduzida nos seus resultados académicos.

A Filosofia para Crianças e Jovens tem também como objetivo desenvolver o pensamento independente, crítico e criativo, ao mesmo tempo que promove o pensamento intra e interpessoal. Desde cedo, as crianças são incentivadas a falar em público e a desenvolver um pensamento lógico articulado.

Projectos de investigação


Os projectos de investigação são utilizados como uma metodologia para promover a aprendizagem dos alunos. Os professores desenvolvem vários projectos de investigação no domínio das ciências, da matemática, das artes, da filosofia, da literatura e das línguas maternas e estrangeiras. 

Os projectos de investigação no CIV emergem de um ambiente dinâmico de investigação criado pelo pessoal que tem resultado em reflexão e consequente mudança de paradigma. A proposta do CIV para uma escola do século XXI inclui a promoção de uma abordagem transversal aos currículos, a organização de competências e a aplicação de conhecimentos actuais.  Isto é promovido através da autonomia, da aprendizagem cooperativa, do compromisso com a aprendizagem ao longo da vida e da atualização das tecnologias de informação e comunicação. 

Através de projectos de investigação individuais e em grupo, os alunos colocam questões, pesquisam, consultam e questionam várias fontes de informação, testam hipóteses, resumem a informação e apresentam as suas conclusões através de vários meios de comunicação. A apresentação formal dos projectos reforça a aprendizagem cooperativa, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento global e valoriza todo o processo de aprendizagem.

O professor tem o papel de mediador/orientador, essencial na definição do percurso de pesquisa do aluno para a construção do conhecimento.

Resolução de Problemas


As propostas sistémicas do Projeto Educativo do CIV visam o desenvolvimento do pensamento matemático e da linguagem que se complementam e que se enriquecem mutuamente, enquanto áreas transversais à totalidade do currículo. É neste âmbito que surge o Projeto de resolução de problemas no CIV no Jardim de Infância, em 2011, com o qual se pretende desenvolver nos alunos a capacidade de pensar, mobilizando complexos processos cognitivos, considerados requisitos necessários para exercer uma cidadania consciente e crítica.

A resolução de problemas é uma atividade rica que envolve a capacidade de explorar, de compreender enunciados orais ou escritos, de parafrasear, de formular hipóteses, de mobilizar saberes de áreas diversas para superar uma dificuldade, de reconsiderar outros percursos a partir do erro, de partilhar informação e de trabalhar em grupo. A implementação de um projeto desta natureza exige a todos os envolvidos – equipas pedagógicas e alunos – uma articulação e diálogo permanentes. Trata-se, portanto, de um projeto rico e rigoroso que se afirma pela qualidade das práticas pedagógicas, que estimula a comunicação oral, levando os alunos a verbalizar os seus raciocínios, analisando, explicando, confrontando sistematicamente processos e resultados.

Entre os muitos desafios lançados a docentes e alunos, com este projeto procuramos desenvolver um ambiente de confiança e uma atitude positiva face à Matemática, promovendo a autonomia e a cooperação entre pares, ao longo da escolaridade.
Atualmente o projeto é dinamizado no Jardim de Infância, Primeiro Ciclo e Primary School e tem reflexos nos restante níveis de escolaridade.

Contacte-nos Agora


Pedido de Informações