Os nossos contactos

Endereço Postal

APT 856
8125-911 Vilamoura
Algarve - Portugal

Telefone (+351) 289 303 280
Fax (+351) 289 303 288

colegiodevilamoura@civ.pt

Projeto CIV distinguido pelo selo “Escola Amiga da Criança”

O projeto A Magia das Palavras Contadas foi distinguido pelo selo “Escola Amiga da Criança”. O galardão, da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), visa “distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar” e “partilhar boas práticas com outras escolas, professores, pais, alunos e sociedade em geral”.

O projeto ora distinguido usa as histórias como motor para o desenvolvimento das competências socio-afetivas da criança e encontra-se implementado no CIV desde 2010. O projeto tem como mentora Dina Adão, mediadora de leitura e assessora de imprensa do CIV, e envolve atualmente sessões de storytelling para um público que vai desde o Jardim de Infância ao 3.º Ciclo.  

As histórias contam atualmente como mediadores bibliotecárias, docentes e pais, criando uma ponte criativa entre a escola e as famílias. Mas conta também com a dinamização de eventos regulares que, através da palavra e do livro, estimulam na comunidade educativa a importância da leitura. São disso exemplo “Contos ao Luar”, evento nascido em 2012 pela comemoração do 30º aniversário do CIV, ou as inúmeras visitas de escritores e outros agentes culturais ao CIV.

A diretora pedagógica do CIV, Cidália Ferreira Bicho, e Dina Adão receberam, nesta 5.ª edição - o selo “Escola Amiga da Criança” relativo ao ano transato - que ocorreu no passado dia 4 de junho, no Cine Teatro de São Brás de Alportel. Foram selecionados projetos nas áreas da cidadania, inclusão, ambiente, alimentação saudável, sustentabilidade, tecnologia e storytelling, entre outros.

O momento contou com a presença das comunidades educativas, professores, pais, assistentes operacionais e movimento associativo parental. Na cerimónia de abertura, Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel distinguiu as boas práticas que reuniram escolas de cinco concelhos do Algarve, celebrando “ideias simples que se transformam em projetos extraordinários”.

Foram ainda intervenientes nesta cerimónia, cujo projeto tem como mentor o psicólogo e psicanalista Eduardo Sá, o Presidente do Movimento Associativo de Pais do Algarve (MAP), Alberto Santos; o ex-presidente da CONFAP, Jorge Ascenção; Marta Rodrigues, Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (São Brás de Alportel); Paulo Cardoso (CONFAP) e Orlando Encarnação (Leya), entidade que apoia esta iniciativa.