Aprendizagem da língua e cultura marcam viagem a França
A semana passada, os alunos do 7º ano e do Year 8 estiveram em França com o objetivo de desenvolver a sua proficiência linguística em Francês e aprofundar os seus conhecimentos sobre a cultura francesa. Este grupo de 43 alunos frequentou aulas de Francês - nível A1 no College International de Cannes, entre os dias 18 e 22 de outubro.
Para além do curso de Francês, o grupo teve a oportunidade de visitar as aldeias históricas de Saint Paul de Vence (vila eleita por grandes artistas no início do século XX, como Picasso, Colette, Signac, Miró, Soutine e Chagall, cuja campa pode encontrar-se); Saint-Gènes-la-Tourette; Tourette-sur-Loup (aldeia fortificada no século XI, conhecida como capital da violeta, uma flor com especial relevância na economia local); e Èze (com uma magnífica vista sobre a Riviera Italiana e a baía de Saint-Tropez). Os alunos ficaram maravilhados pela incrível paisagem que inspirou o escritor e filósofo alemão, Friedrich Nietzsche a escrever Assim Falou Zaratustra no século XIX.
Esta viagem permitiu aos alunos contactarem com a arquitetura e gastronomia locais, conhecer a Confiserie Florian (fábrica de chocolates) e a fábrica de perfumes Fragonard. A visita ao Mónaco foi também de grande interesse. Para além de toda a exuberância do Principado, destaca-se o facto de terem conseguido ver o príncipe Alberto.
No último dia, o grupo visitou as cidades de Cannes e Nice. Em Cannes puderam conhecer o Palais des Festivals, onde acontece anualmente mundialmente conhecido Festival de Cinema de Cannes) e caminharam no passeio da fama, Le Chemin des Étoiles, com mais de 350 autógrafos de grandes nomes do cinema. Passearam, ainda, nas duas mais famosas avenidas da cidade: La Croisette e D’Antibes. O passeio privilegiou vários murais relacionados ao cinema, o mercado local e o castelo. As últimas horas desta viagem foram passada na bonita cidade de Nice.
As viagens de estudo constituem excelentes contextos de aprendizagem, permitindo alargar o conhecimento do património cultural e promovendo o desenvolvimento emocional, intelectual e cognitivo das crianças e jovens. Foi uma viagem espetacular com experiências inesquecíveis para todos!