Os nossos contactos

Endereço Postal

APT 856
8125-911 Vilamoura
Algarve - Portugal

Telefone (+351) 289 303 280
Fax (+351) 289 303 288

colegiodevilamoura@civ.pt

A festa dos livros volta ao CIV com a Fase Escolas do Concurso Nacional de Leitura

A festa dos livros volta ao CIV com a Fase Escolas do Concurso Nacional de Leitura

 

Maria Alice Brito (Year 5), Amélia Gabin (6.º Ano) e Ana Filipa Cristóvão (9.º Ano) foram as alunas selecionadas para a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura (CNL), que terá lugar online, no dia 8 de fevereiro de 2021. As alunas de ensino secundário do Colégio Internacional de Vilamoura (CIV): Raquel Figueiredo (10.º Ano), Matilde Teixeira (11.º Ano) e Carolina Graça (12.º Ano), também selecionadas na Fase Escolas, que teve lugar hoje, passarão automaticamente para a Fase Intermunicipal (Regional) do CNL pelo facto do CIV ter sido a única escola de Loulé com ensino secundário a concorrer este ano.

 

O Concurso Nacional de Leitura, na sua 14.ª edição, tem como objetivos promover o gosto pela leitura e estimular o treino de competências de expressão oral e compreensão leitora, partir da leitura de obras literárias propostas a alunos desde o 1º

Ciclo do ensino básico ao ensino secundário.

 

Este ano, não podendo sujeitar os candidatos a uma prova escrita presencial, a Biblioteca Municipal de Loulé tomou a decisão de sujeitar os candidatos a uma prova de leitura à distância, através da plataforma online Google Meet.

 

“O Rapaz que Vivia na Televisão e outras Histórias, de Manuela Bacelar e Luísa Ducla Soares (1.º Ciclo), “A Casa das Bengalas”, de António Mota (2.º Ciclo) e “O Rapaz que Prendeu o Vento”, de William Kamkwamba e Bryan Mealer (3.º Ciclo) foram as obras selecionadas para esta fase. As leituras das mesmas serão avaliados por um júri, composto por Ana Farrajota, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares; Guida Jordão e Rita Moreira, da Biblioteca Municipal de Loulé.

A fase Municipal selecionará três apurados para a Fase Intermunicipal, que decorrerá entre 8 de março e 26 de abril de 2021, e antecederá a final da Festa da Leitura.

 

O CNL é organizado pelo PNL e conta com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), o Camões IP e a RTP.