Estudos Portugueses
A Escola do Primeiro Ciclo oferece aos seus alunos o Currículo Nacional definido pelo Ministério da Educação adaptado a um contexto internacional e ao ideário do CIV. Assim, além das disciplinas e conteúdos ministeriais os alunos aprendem a falar fluentemente, em regime intensivo, uma segunda língua - o inglês. Em 2014 iniciou-se a aprendizagem de uma segunda língua estrangeira, o mandarim, a língua que lidera o ranking das línguas mais faladas no mundo. Aprender mandarim é uma experiência gratificante e enriquecedora para as crianças e jovens, por constituir um sistema de escrita singular e com uma tradição milenar, traduzindo-se numa marca distintiva dos alunos do CIV.
Fazem parte da identidade da escola do Primeiro Ciclo a educação para a criatividade e para a autonomia, a educação emocional, o recurso às histórias como método de aprendizagem, o gosto pela leitura, a relação permanente do aluno com o livro e com as leituras integrais, o contacto permanente com os autores e contadores de histórias, o gosto pelo teatro e ainda o contacto com outras expressões artísticas relevantes como a música, a dança, o canto e a pintura.
Numa linha de continuidade face ao trabalho desenvolvido no Jardim de Infância, a disciplina de Filosofia para Crianças e Jovens através de histórias e do imaginário suscita nas crianças o espírito crítico assim como a capacidade de saber ouvir os outros e respeitá-los nas suas idiossincrasias.
Uma equipa pedagógica muito experiente promove junto dos alunos projetos envolventes e cativantes como a resolução de problemas, o projeto Ciência Viva, o projeto de leitura e os projetos de investigação individuais.
Estudos Ingleses
A educação influencia e reflete os valores da sociedade, pelo que é importante reconhecer propósitos, valores e objetivos comuns. O currículo CIV visa capacitar os jovens para se tornarem aprendizes bem-sucedidos, indivíduos confiantes e cidadãos responsáveis.
A escola primária de Estudos Ingleses tornou-se uma Escola Primária de Cambridge aprovada em setembro de 2014. O currículo primário de Cambridge é seguido em Inglês, Matemática e Ciências, culminando com um exame International Primary Checkpoint definido e corrigido pelo CIE. A Geografia, a História, as TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), a Música, a Educação Física e a Arte continuam a adotar o Currículo Nacional Britânico, adaptado a Portugal.
As disciplinas são lecionadas através de um programa interdisciplinar, onde existem questões ou áreas de aprendizagem comuns. Os dias e as assembleias temáticas geralmente destacam os objetivos de aprendizagem e proporcionam grande diversão a todos.