Estudos Portugueses


O Ensino Secundário no CIV culmina a educação escolar. Os alunos adquirem uma preparação sólida através da sua capacidade única de lidar com o pensamento abstrato e de participar em projetos de investigação nacionais e internacionais.

Considerando que os alunos devem progredir do mais simples para o mais complexo (as metodologias não dispensam a observação sistemática e sequencial), a exigência no Ensino Secundário é muito elevada e procura estar acima dos requisitos necessários para os estudos superiores.

Nesta fase, os alunos do CIV beneficiam de uma educação intensiva (em pequenos grupos, acompanhados por um tutor) em áreas disciplinares específicas, num ambiente bilíngue, com uma formação humanística e científica, estágios e contacto com centros de investigação nacionais e internacionais ligados a universidades prestigiadas.

No 11.º e 12.º anos, os alunos beneficiam de apoio individual no processo de candidatura a universidades portuguesas e/ou estrangeiras.

Numa fase decisiva das suas vidas, o CIV oferece uma preparação de excelência para os Exames Nacionais portugueses. Além dos exames simulados, os alunos têm acesso a sessões preparatórias individuais ou em pequenos grupos.

As diversas experiências de aprendizagem proporcionadas em diferentes contextos incluem não apenas uma formação académica sólida, mas, acima de tudo, uma formação pessoal e social de excelência.

Estudos Ingleses


A Diversidade Cultural é uma parte integrante da realidade do CIV. Muitos dos alunos que ingressam no Sixth Form estudam na escola desde muito cedo. As habilidades adquiridas anteriormente contribuem para o sucesso e o bem-estar pessoal.

A participação ativa na vida escolar ajuda os alunos a desenvolverem um senso de pertencimento e a perceberem que fazem a diferença. O SRC (Conselho Representativo dos Estudantes) é liderado por alunos do Sixth Form, que assumem tanto um papel de liderança quanto de solidariedade. Eles trabalham em projetos comunitários que envolvem responsabilidade e tomada de decisões, oferecendo-lhes a oportunidade de unir o corpo estudantil na conquista de objetivos comuns.

Enquanto IB World School, o CIV oferece o programa International Baccalaureate Diploma (Diploma de Bacharelato Internacional - IBDP) nos 11.º e 12.º Anos, que prepara os alunos entre os 16 e os 19 anos para o sucesso na universidade.

O Diploma IB é considerado o melhor currículo a nível global para os alunos nos seus últimos dois anos de escolaridade, sendo reconhecido por universidades de todo o mundo. Oferece uma abordagem holística ao ensino e à aprendizagem, focando-se no desenvolvimento de uma mentalidade internacional e de uma consciência intercultural para que os alunos possam ter sucesso globalmente.

Os alunos do IBDP aprendem a explorar e a compreender o mundo que os rodeia com uma mente aberta através da investigação e do pensamento crítico. Ao selecionarem seis disciplinas opcionais para além das três componentes nucleares do programa, têm acesso a um currículo robusto e variado, adaptado aos seus interesses individuais e objetivos futuros.

Benefícios de estudar o Diploma IB


O Programa IB Diploma oferece uma preparação académica reconhecida mundialmente, fomentando uma mentalidade internacional, um espírito empreendedor e uma compreensão das diferenças interculturais. O IB é a porta de entrada das melhores universidades de todo o mundo, melhorando também as perspetivas de carreira de cada aluno. As universidades mencionam regularmente os finalistas do IBDP como sendo os mais bem preparados para o ensino superior, uma vez que se destacam nos resultados e começam frequentemente os seus estudos com conhecimentos avançados.

Com uma abordagem focada no aluno, o Programa de Diploma IB centra-se no desenvolvimento intelectual, emocional, físico e social de cada um, em vez de os preparar apenas para a realização de testes e exames.

O programa IB oferece um excelente equilíbrio entre um estudo aprofundado e uma diversidade de disciplinas: os alunos têm de estudar duas línguas, matemática, uma ciência natural e uma ciência social, para além dos elementos nucleares do programa - CAS, Teoria do Conhecimento e o Extended Essay. Isto assegura o desenvolvimento de uma variedade de competências e atributos, incluindo excelentes capacidades de literacia, numeracia e análise, comunicação, criatividade, liderança, colaboração, pensamento independente, organização, gestão de tempo e de elevadas cargas de trabalho.

Estrutura do Programa IBDP


O currículo do IBDP, e a forma como o implementamos no PaRK IS, prepara os alunos com os conhecimentos e as competências de que necessitam para prosperar na vida adulta.

Os alunos do IB completam disciplinas de seis grupos distintos, garantindo uma profundidade e amplitude de conhecimento e compreensão: 

  • Estudos de Língua e Literatura
  • Aquisição de Línguas
  • Matemática
  • Ciências: Biologia, Química e Física
  • Indivíduos e Sociedades: Negócios e Gestão, Economia, Psicologia, Geografia, História
  • Artes: Música, Teatro, Artes Visuais, Design e Tecnologia

Ao envolverem-se com uma série de disciplinas, os alunos experimentam uma educação abrangente que os incentiva a interligar as suas aprendizagens de uma forma mais útil para aplicarem o que aprenderam. É também exigido o estudo de uma língua adicional, bem como a conclusão das componentes nucleares (obrigatórias) do programa:

  • A Teoria do Conhecimento (Theory of Knowledge - TOK) desafia os alunos a refletir sobre a natureza do conhecimento e como sabemos o que afirmamos saber.
  • O Ensaio (Extended Essay - EE) introduz os alunos às exigências e recompensas do trabalho independente antes de entrarem na universidade, exigindo-lhes que produzam uma peça de investigação autodirigida numa área de interesse pessoal.
  • Criatividade, Ação, Serviço (Creativity, Activity and Service - CAS) é uma componente de aprendizagem experimental onde os alunos se envolvem com uma grande variedade de atividades extracurriculares, incluindo serviço comunitário e opções atléticas.

Requisitos e avaliação no Diploma IB


Os alunos escolhem 3 disciplinas de Nível Superior (HL), e as restantes de Nível Padrão (SL), podendo fazer as suas escolhas de forma flexível. Isto significa que podem decidir quais as disciplinas que pretendem estudar com maior profundidade dependendo do curso universitário que gostariam de seguir. As disciplinas de Nível Superior são estudadas de forma mais profunda e extensiva do que as do Nível Padrão. Em ambos os níveis, várias capacidades são desenvolvidas, especialmente as de pensamento crítico e análise. No final do curso, as conquistas dos alunos são avaliadas através de exames externos. Muitas disciplinas têm ainda trabalhos que são avaliados internamente pelos professores e externamente moderados pelo International Baccalaureate.

Contacte-nos Agora


Pedido de Informações

Contact Us Today!


Enquire Now