Resolução de Problemas
As propostas sistémicas do Projeto Educativo do CIV visam o desenvolvimento do pensamento matemático e da linguagem que se complementam e que se enriquecem mutuamente, enquanto áreas transversais à totalidade do currículo. É neste âmbito que surge o Projeto de resolução de problemas no CIV no Jardim de Infância, em 2011, com o qual se pretende desenvolver nos alunos a capacidade de pensar, mobilizando complexos processos cognitivos, considerados requisitos necessários para exercer uma cidadania consciente e crítica.
A resolução de problemas é uma atividade rica que envolve a capacidade de explorar, de compreender enunciados orais ou escritos, de parafrasear, de formular hipóteses, de mobilizar saberes de áreas diversas para superar uma dificuldade, de reconsiderar outros percursos a partir do erro, de partilhar informação e de trabalhar em grupo. A implementação de um projeto desta natureza exige a todos os envolvidos – equipas pedagógicas e alunos – uma articulação e diálogo permanentes. Trata-se, portanto, de um projeto rico e rigoroso que se afirma pela qualidade das práticas pedagógicas, que estimula a comunicação oral, levando os alunos a verbalizar os seus raciocínios, analisando, explicando, confrontando sistematicamente processos e resultados.
Entre os muitos desafios lançados a docentes e alunos, com este projeto procuramos desenvolver um ambiente de confiança e uma atitude positiva face à Matemática, promovendo a autonomia e a cooperação entre pares, ao longo da escolaridade.
Atualmente o projeto é dinamizado no Jardim de Infância, Primeiro Ciclo e Primary School e tem reflexos nos restante níveis de escolaridade.