Projetos de Investigação
Os projetos de investigação como metodologia para a promoção das aprendizagens dos alunos resultam de vários projetos de investigação desenvolvidos pelos docentes nas áreas das ciências, da matemática, das artes, da filosofia, das línguas maternas e estrangeiras e da literatura.
Assim, os projetos de investigação no CIV surgem num ambiente de dinâmica investigativa do corpo docente e que se traduziram na reflexão e consequente mudança de paradigma. A proposta do CIV para a escola do século XXI passa pela promoção da inter e transdisciplinaridade, pela mobilização competências e aplicação de conhecimentos em contextos reais, pela promoção da autonomia, pelo incentivo das aprendizagens cooperativas, pela aposta na formação ao longo da vida e, claro, pela formação para as tecnologias de informação e comunicação. É neste contexto que surge a aposta numa pedagogia de projetos de investigação.
Através do desenvolvimento de projetos de investigação individuais e de grupo, os alunos colocam questões, pesquisam, consultam e confrontam fontes de informação diversas, testam hipóteses, resumem informação e apresentam, recorrendo a meios diversos, resultados perante os seus pares. A apresentação formal dos projetos reforça a escola enquanto espaço de aprendizagens cooperativas, favorecendo o desenvolvimento global das crianças e jovens e ampliando o universo de aprendizagens.
O professor tem o papel de mediador/orientador, fundamental na definição do percurso investigativo do aluno e na construção do seu conhecimento.