
Línguas maternas e estrangeiras
A estrutura curricular reflete algumas prioridades / especificidades da educação internacional. Assim, desde o Jardim de Infância, a disciplina de Inglês nos Estudos Portugueses e de Português nos Estudos Ingleses têm um lugar de destaque por se tratar de disciplinas que promovem importantes competências de comunicação e formas de acesso ao mundo dos outros. Essas são competências importantíssimas numa escola multicultural com crianças provenientes dos mais diversos meios culturais e linguísticos.
Em 2013, o projeto multilinguismo alarga o leque de línguas maternas ou estrangeiras no CIV, para além do Português, do Inglês, do Francês (disciplinas curriculares) e do Alemão, iniciam-se as aulas de Russo (disciplinas de opção em regime de complemento curricular). Em 2014, todos os alunos entre os 4 e os 9 anos têm no seu currículo o Mandarim, projeto que terminou em 2020.
Em 2021, no âmbito do projeto multilinguísmo, as crianças dos 3.º e 4.º anos iniciam a aprendizagem da língua francesa.
Estudos recentes mostram que a aprendizagem de duas (ou mais) línguas-mãe obrigam as crianças e jovens a usar mais áreas cerebrais, o que a leva a um aumento das suas capacidades cognitivas e da flexibilidade na adaptação às mudanças. Um aluno multilingue é um aluno mais criativo, mais tolerante e com capacidades de aprendizagem reforçadas.
São cada vez mais os motivos que levam um indivíduo a procurar uma formação multilingue. Encarado como uma ferramenta poderosa, o multilinguismo permite o desenvolvimento da competitividade, a promoção da mobilidade do emprego e das profissões, o estimulo para a criação do próprio emprego, a par da inovação, pesquisa e desenvolvimento pessoal.
A oferta de um currículo capaz de proporcionar ao aluno ferramentas para enfrentar a era que vivemos é uma das principais apostas do CIV.