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Colégio de Vilamoura dinamiza Projeto Erasmus

Colégio de Vilamoura dinamiza Projeto Erasmus

O programa Erasmus começou em 1987 e é um dos programas para a Educação e Formação, mais populares da União Europeia. Durante o seu primeiro ano, somente 3 244 estudantes beneficiaram deste programa, agora são 9 milhões com boas perspetivas de aumento.

O que começou como um programa de intercâmbio em 1987, desenvolveu-se e já enriqueceu muitas vidas, beneficiando mais de nove milhões de participantes. Todos os anos mais de 300 000 alunos estudam ou têm formação ao abrigo do programa Erasmus+.

Inicialmente, o Erasmus estava essencialmente focado na mobilidade dos alunos. Mais tarde o Erasmus+ trouxe oportunidades para todos, desde alunos, pessoal docente e não docente, voluntários e muito mais. Já não são os Europeus os únicos a beneficiar deste programa que trouxe oportunidades a pessoas de todo o mundo. O Erasmus+ apoia formação em escolas e outras entidades ligadas à educação, no estrangeiro para profissionais do ensino pré-escolar, básico e secundário.

Neste sentido, o Colégio de Vilamoura está a participar num projeto de mobilidade, integrado no seu plano de desenvolvimento europeu, dando assim resposta à necessidade de internacionalização da nossa escola. Para o efeito foi criado o «Gabinete de Projetos Internacionais», sob a responsabilidade a diretora Cidália Bicho e das professoras Ana Proença e Hélia Covas. Sabemos que a formação no estrangeiro permite adquirir uma perspetiva mais vasta do ensino bem como trocar experiências e conhecimentos com colegas de outros países e adquirir novas e melhores práticas em educação. Assim, concorremos ao Programa Erasmus+ Educação e Formação Ação Chave 1 (KA1) – Ensino Escolar que pressupõe uma
mobilidade individual para fins de aprendizagem.

A Agência Nacional Erasmus – Educação e Formação, o organismo que coordena os fundos da União Europeia para os projetos relacionados com a Educação e Formação reconheceu que o nosso projeto - «Internacionalizar para aprender» tinha as características e qualidades necessárias para ser apoiado. Neste contexto, o Colégio viu aprovadas seis mobilidades para pessoal docente, nos domínios de School management e leadership, Otimização e inovação no âmbito das TIC e robótica (novas metodologias e ferramentas) e revolução no ensino das línguas não maternas, como o inglês, com uma forte componente CLIL.

Os candidatos a estas mobilidades serão selecionados conforme critérios previamente definidos e aprovados pela Agência Nacional, no âmbito do nosso projeto. Uma parte importante destas mobilidades é o facto de que todas as experiências serão devidamente disseminadas, assegurando-se que todas as formações no estrangeiro são devidamente reconhecidas e partilhadas com toda a comunidade educativa e com o público em geral.